Limpeza de Pele: Conheça os tipos e os benefícios que ela proporciona |
breadcrumbs

Limpeza de Pele: Conheça os tipos e os benefícios que ela proporciona

Home » Limpeza de Pele » Limpeza de Pele: Conheça os tipos e os benefícios que ela proporciona

limpeza-de-pele-gris

Limpeza de Pele: Conheça os tipos e os benefícios que ela proporciona

Limpeza de pele é um dos procedimentos estéticos mais requisitados nas clínicas de beleza e nos consultórios especializados em dermatologia.

A limpeza de pele, como o próprio nome diz, tem como objetivo limpar e renovar a pele, deixando com aparência mais bonita e saudável.

Pensando em tirar suas dúvidas sobre as técnicas e os tipos de limpeza de pele mais comuns entre as existentes no mercado, fizemos esse super artigo para você.

O procedimento da limpeza de pele é recomendado, principalmente, para aqueles que buscam remover as impurezas do rosto. Seja para homens ou mulheres, o rosto é um verdadeiro cartão de visita em qualquer situação, não é mesmo?

Além da retirada das impurezas, a limpeza de pele é muito recomendada para as pessoas que têm muitos cravos. O milium – pequenos cistos com acúmulo de óleo na pele, também são removidos através da limpeza.

Passo a passo de uma boa limpeza de pele

Assim como uma cirurgia ou como qualquer outro procedimento estético, a limpeza de pele deve seguir um passo a passo com etapas bem definidas. Em relação ao tempo, um bom procedimento de limpeza demora cerca de uma hora até sua conclusão.

Confira abaixo as principais etapas para uma limpeza de pele feita de forma correta, por profissionais capacitados e em clínicas especializadas.

Higienização

A primeira etapa da limpeza passa pela higienização. Geralmente são usados produtos como cremes, mousses e outros demaquilantes e loções. Essa etapa tem por objetivo a retirada de qualquer resquício de maquiagem e impurezas na superfície do rosto.

Esfoliação

A esfoliação é a segunda etapa. Neste passo, todas as células mortas são removidas, o que auxilia no “afinamento” da superfície da pele.

Isso facilita e muito, na remoção de cravos. Uma boa esfoliação é aplicada com produtos granulados que são próprios para esse procedimento de remoção das células mortas.

Desincrustação

Esse passo é feito por alguns dermatologistas para auxiliar na extração de cravos, espinhas e miliuns, com uma espécie de máscara amolecedora. Apesar de não ser essencial no procedimento, é usado com bastante frequência.

Exposição ao vapor

Com o objetivo de abrir os poros do rosto, nesta etapa ele fica sob vapores de ozônio, que tem efeito bactericida e auxilia no preparo da região para as extrações de cravos.

Extração de cravos e miliuns

A principal etapa da limpeza de pele. É o momento da retirada dos cravos e miliuns de forma manual com gaze ou cotonetes ou ainda com o auxílio de um aparelho de sucção.

Já para os cravos brancos e os miliuns é utilizada uma microagulha esterilizada, por se encontrarem em uma parte mais profunda da pele.

Máscara

A máscara calmante será aplicada por 10 minutos e irá ajudar na recuperação do rosto depois de tantas “apertadas”. Dependendo do tipo de cada pele, um produto específico é utilizado na máscara.

Isso ocorre pois algumas são mais oleosas e outras mais secas, que demandam hidratação.

Aparelho de cicatrização de Led

Em procedimentos considerados mais agressivos, essa etapa é essencial. O objetivo do aparelho de Led é promover a cicatrização e evitar inflamações. Com isso o rosto ficará menos marcado e ruborizado.

Máscara final

Nesta etapa final da limpeza de pele o dermatologista irá aplicar uma máscara a base de cremes, ou se a pele for muito oleosa um gel, e essa máscara deve ser usada por três horas Passada essas três horas é só tirar e lavar o rosto com água.

Tipos de limpeza de pele

Agora que você já sabe o passo a passo que é feito para a limpeza de pele nas clínicas de estética e consultórios dermatológicos.

Além do tipo de pele, a limpeza pode variar também em relação a quantidade de acne, cravos, entre outros resíduos, que tem na pele.
Separamos alguns tipos para você conhecer e saber quais as especificações que cada uma atende. Confira.

Convencional

A mais comum e mais utilizada, cuja técnica pode ser realizada em qualquer tipo de pele, porém, funciona com mais eficiência em peles mais oleosas.

São usados produtos de higienização, máscaras térmicas ou a vapor e aparelhos de alta frequência com bactericidas.

Peeling químico

Às vezes, só a limpeza de pele não adianta. Nesses casos, associa-se o procedimento com peeling químico. O peeling químico é um tratamento estético em que ácidos são aplicados sobre a pele, pois ajudam a retirar as camadas danificadas.

Isso ocorre por meio da descamação, que ajuda a promover o crescimento de uma camada renovada, lisa e com mais elasticidade.

Esse procedimento é indicado com peles que possuem cicatrizes e manchas causadas por espinhas inflamadas.

Limpeza de pele com hidratante

O excesso de oleosidade não é bom para pele, assim como a falta dela. Aí é que entra o procedimento de hidratação. Ele é recomendado para peles ressecadas ou que estão em processo de descamação.

Um aparelho de ionização é utilizado para promover uma maior absorção dos cremes na pele.

Revitalização

Para quem busca, além da limpeza de pele convencional, algo para rejuvenescer a pele e deixá-la com um ar mais nutrido este é o procedimento de limpeza adequado a se fazer. Geralmente é feito em peles mais maduras, desvitalizadas ou peles cansadas.

Peeling de diamante

Indicado para pessoas que possuem pele com muitas manchas ou muito grossas.

O tratamento com peeling de diamante vai promover a retirada de todas as células mortas e ajudar a afinar a pele, contribuindo com os diversos benefícios da limpeza.

Conheça os principais benefícios da limpeza de pele

Por estar diariamente em contato com a poluição constante, além de vários outros agentes, a nossa pele fica suscetível a fatores ambientais, sofrendo diversas agressões.

A exposição acaba por acarretar inúmeros problemas como acúmulo de impurezas, excesso de oleosidade e outros problemas. O objetivo da limpeza de pele é justamente evitar que essa rotina do dia a dia acabe virando um problema mais sério.

Para conseguir essa “proteção extra”, especialistas recomendam que a limpeza respeite um período de 30 dias entre cada procedimento.

Além de retirar quase por completo cravos e miliuns, a limpeza remove impurezas e desintoxica e oxigena os poros, o que auxilia no processo de renovação da derme.

Importante lembrar que a limpeza de pele não é necessária apenas para quem tem problemas com cravos e espinhas.

A poluição do ar e os fatores climáticos aos quais todos estamos sujeitos, nos colocam em grande necessidade de, tempos em tempos, passar por procedimento de limpeza.

Principalmente quem vive em regiões de muito calor, muito vento e o excesso de uso de cosméticos como maquiagem. Todos esses fatores ajudam no desgaste da pele.

Pós-procedimento

Como dissemos anteriormente, um dos últimos passos do procedimento é o uso da máscara de hidratação, que vai ajudar a pele na recuperação das “agressões” do procedimento.

Depois disso, principalmente nas primeiras 48 horas, o paciente deve seguir algumas recomendações para evitar complicações.
Esse é o tempo médio que a pele demora para se recuperar do procedimento.

A irritação e a vermelhidão após a limpeza de pele é normal, pois com o procedimento, a pele ficou sujeita a perfurações superficiais e contato constante.

Cuidados diários

Após a limpeza de pele é importante incluir na rotina uma limpeza de rosto com frequência com gel ou sabonete específicos para o rosto.
A hidratação também é importante, porém, se a pele for muito oleoso, é bom não abusar.

Antes de dormir, recomenda-se a utilização de tônicos para o relaxamento da pele.

Cuidados com a exposição ao sol

O recomendado é evitar a exposição ao sol, pelo menos 48 horas após o procedimento. Mas caso isso não seja viável para você é necessário a utilização de protetor solar com fator 30 no mínimo. Se sua pele for do tipo oleosa opte por protetores para peles oleosas.

E mesmo que você não se exponha ao sol é recomendado a utilização do protetor solar, pois o calor excessivo também agride a pele.

Cosméticos e maquiagens

As maquiagens acabam ajudando no fechamento dos poros, o que favorece o acúmulo de impurezas e o surgimento de cravos e espinhas.
Tenha sempre à mão demaquilantes e dê preferência à produtos que não possuem ácidos na composição, pois poderá causar mais vermelhidão e irritações na pele.

Cuidados frequentes

Não espere fazer uma limpeza de pele para assim começar a cuidar da sua, pelo contrário, esteja sempre com um bom tonificante ou algum sabonete específico para lavar o rosto.

Os cuidados com a pele da face devem ser constantes e feitos pelo menos duas vezes ao dia, mas lembrando que dependendo do produto ou sabonete não é recomendado lavar mais que duas vezes ao dia o rosto pois isso pode tirar a hidratação da pele.

Protetor solar é de extrema importância, principalmente se você se expõe ao sol boa parte do seu dia ou se você trabalha sobre ele. Lembrando que cada pele possui seu próprio tipo de protetor solar e seguir essa orientação ajudará a mantê-la saudável.

Escolha do local ideal

A escolha do local da limpeza da sua pele é muito importante. Por isso, não abra mão de pesquisar um local adequado, com profissionais capacitados e com referências para bons resultados.

Além de evitar dores de cabeça como inflamações e infecções, você terá confiança de realizar a rotina da sua limpeza em um local idôneo e com as condições necessárias para atingir o objetivo.

Lembre-se sempre de conversar com seu dermatologista sobre os procedimentos. Ele é o profissional mais indicado para isso. Se você estiver à procura de um local com qualidade, segurança e profissionais capacitados, venha conhecer a Gris Beleza.

Nós utilizamos um protocolo específico, utilizando a linha completa da Adcos de produtos hipoalergênicos, altamente recomendados por dermatologistas.

Tradição e confiabilidade no tratamento da sua pele e em muitos outros procedimentos estéticos para promover sua qualidade de vida.
Gostou do nosso artigo?

Não esqueça de compartilhar com seus amigos e acessar os nossos outros conteúdos em nosso blog.

Acesse nosso site www.grisbeleza.com.br

Deixe um Comentário

Relacionados

autoclave-gris-beleza

Autoclave: A importância de uma esterilização completa dos instrumentos

Limpeza de pele é um dos procedimentos estéticos mais requisitados nas clínicas de beleza e nos consultórios especializados em dermatologia. A limpeza de pele, como o próprio nome diz, tem como objetivo limpar e renovar a pele, deixando com aparência mais bonita e saudável. Pensando em tirar suas dúvidas sobre as técnicas e os tipos […] leia mais

NEWSLETTER

Receba as notícias em seu e-mail